top of page
Buscar

O que é a técnica de iluminação Strobist e como fazê-la?


O Strobist para muitos iniciantes é algo novo e difícil de entender, já que esta técnica de iluminação não é a técnica comum usada para iluminar suas sessões fotográficas, já que não utiliza nenhum tipo de refletores, lâmpadas ou qualquer outra fonte de iluminação.

Isso só é feito com a ajuda de flashes portáteis para dar vida às suas fotografias. Simples, fácil e descomplicado.

Mas antes de se aprofundar um pouco mais no assunto, é preciso saber que essa forma de iluminar suas fotografias surgiu graças ao fotógrafo David Hobby, que em 2006 criou um blog com o mesmo nome. Onde partilha dicas, truques, tutoriais, acessórios e filosofia desta forma de iluminação.

Antes de continuar explicando o que é essa forma de iluminação, você deve conhecer alguns pontos muito importantes:

• O preço dos acessórios (flashes) não precisa ser alto, procure aqueles que sejam bons, tanto para fotografia quanto para o seu bolso.

• É muito importante que os flashes sejam portáteis, para que você possa fazer sessões ao ar livre e se movimentar.

O que é essencial no kit de iluminação estroboscópica?


  • 1.Saiba em que tipo de fotografia você pode aplicar a técnica estroboscópica

Neste caso você pode aplicá-lo a qualquer tipo de fotografia, já que o uso do estroboscópio não tem uma quantidade acordada de flashes que você deve usar em uma sessão. Mas o importante é que você tenha claro que sim ou sim a cena tem que ser iluminada.

  • 2. Controle completo do uso do flash estroboscópico, para melhores resultados

Por ser este um dos principais elementos desta técnica, é impossível você utilizar uma configuração automática, pois o fotógrafo deve ter controle total, não só da cena, mas também de seu equipamento. No início será difícil usar o modo manual, mas você terá que fazê-lo.

  • 3. Estude e entenda o tipo de iluminação estroboscópica que irá acompanhá-lo durante a sessão

É preciso estudar a iluminação que vai te acompanhar no estúdio, seja interna ou externa, já que os flashes produzem um tipo e a luz natural ou a dos refletores produz outro. É preciso chegar ao ponto de equilíbrio para que a combinação de todos eles dê um bom resultado.

Uma maneira de tornar isso mais eficiente é identificar luz forte e suave.

  • 4. Configure sua câmera para obter iluminação estroboscópica na fotografia

Esta técnica pode ser feita com qualquer tipo de equipamento, bastando que seja incorporado um flash ou que tenha saída de cabo para que possa ser sincronizado.

E você deve trabalhar no formato RAW no modo manual.

  • 5. Acessórios estroboscópicos fotográficos que você precisa para fazer boas capturas


Flashes portáteis: Já sabemos que o flash é rei neste tipo de técnica, mas queremos lembrar que deve ser portátil ou portátil, e se tiverem alta velocidade de sincronização, muito melhor.


Tigger: O tigger ou gatilho remoto nos permite disparar o flash sem a necessidade de usar a câmera.

Isso significa que cumpre a função transmissor-receptor, de forma que ao pressionar o gatilho todos os flashes sejam disparados ou ativados ao mesmo tempo.


Pés de iluminação: Também chamados de lightstands, são uma espécie de tripé projetado para colocar fontes de iluminação.


Guarda-sol: Converte uma pequena luz (produzida pelo flash) numa grande, graças à superfície do guarda-sol. Da mesma forma, permite que se espalhe e se recupere ao mesmo tempo.


Adaptadores de guarda-chuva: Assim como o próprio nome diz, é um adaptador para fixar o guarda-chuva, que serve para unir o flash e o suporte de iluminação.


Softbox: Difunde a luz do flash.


Gelatinas: Dão uma cor à luz.


Fixadores: Perfeitos para adaptar os flashes a qualquer superfície ou lugar.



Como deve ser realizada a técnica Scrobist?

Para tirar fotos muito bem com iluminação Strobist você deve seguir estes 3 passos simples:

1.Sua câmera deve estar configurada para o modo manual, como dissemos acima. A maneira ideal é definir ISO 100, abertura f/8 e velocidade 1/160seg., dependendo da quantidade de luz natural que existe na cena.


Mas lembre-se de que o ISO e a abertura afetam o brilho do flash e a iluminação natural; enquanto a velocidade do obturador controla o brilho.


2. Conecte o flash ao gatilho, certifique-se de que ele se encaixe e esteja bem posicionado. Além disso, certifique-se de tirar algumas fotos para verificar se está funcionando.


3. Depois que o flash estiver conectado, certifique-se de definir sua potência. O mais comum é configurá-lo para ½ potência, ficar a 2 metros de distância do assunto e tentar uma foto.

Se a foto não ficar do jeito que você deseja porque está muito clara, altere a potência de saída ou modifique a distância da lente.



Fonte: Mott.pe por Sara Leblanc

 
 
bottom of page