top of page
Buscar

Como usar os princípios da teoria da Gestalt para a fotografia


A psicologia da Gestalt olha a mente como um todo e não como uma combinação de partes. É composto por vários princípios. Alguns deles podem ajudá-lo a levar sua fotografia para o próximo nível. Mostramos como usar os princípios da teoria da Gestalt na fotografia para mudar a maneira como você olha os assuntos e as composições.


Introdução aos 5 princípios das leis da teoria da Gestalt

Existem muitos princípios das leis da teoria da Gestalt em psicologia, e nem todos eles podem ser aplicados à fotografia. Mas aqueles que podem ser aplicados irão ajudá-lo a organizar os elementos das suas fotos de uma forma que as torne mais atraentes.

Antes de aprender como usá-lo em suas fotos, você deve saber qual o papel que eles desempenham na psicologia:

  • Proximidade: Objetos próximos uns dos outros criam uma sensação de familiaridade. Se você entrar em uma sala e vir duas pessoas sentadas juntas, você pode presumir que elas se conhecem, mesmo que sejam estranhas.

  • Encerramento: Mesmo quando algo está incompleto, a mente pode lê-lo como um objeto completo. Isso é frequentemente usado em ilusões de ótica.

  • Semelhança: objetos que possuem a mesma cor, tamanho, formato, etc., tendem a ser considerados uma coisa completa. Isso é semelhante à proximidade. Mas os objetos não precisam estar próximos neste caso.

  • Continuidade: quando você vê um monte de linhas indo em uma direção, você presumirá que elas ainda estão indo naquela direção. Mesmo quando eles saem do quadro.

  • Segregação: Os objetos são mais fáceis de identificar quando se destacam do ambiente.

Por que a teoria da Gestalt é importante na fotografia?

Existem muitos tópicos relacionados à psicologia da Gestalt na fotografia que inspiram os fotógrafos. Por que esta escola específica de pensamento é tão popular? A teoria da Gestalt não foi feita para artistas. Isso pode ajudá-lo a tornar suas fotos mais atraentes.


Muitos de seus princípios estão relacionados à visão. Ele pode mostrar como organizar cada elemento da sua foto. Quanto mais organizadas forem suas composições, mais fácil será observá-las e mais difícil será para você tirar fotos pouco lisonjeiras.


Os fotógrafos de rua podem usar a Lei da Semelhança para transformar composições movimentadas em belas fotos de rua. Os fotógrafos de retratos podem usar a Lei da Proximidade para fazer com que seus modelos pareçam estar juntos. Vamos ver como você pode usar esses princípios para destacar suas fotos.

Use a lei da proximidade em sua fotografia de acordo com as leis da teoria da gestalt na fotografia para criar uma sensação de familiaridade

A Lei da Proximidade tem a ver com distância. Quanto mais próximos os sujeitos estão uns dos outros, mais fácil é pensá-los como um objeto completo.


Na lei da proximidade em sua fotografia, de acordo com as leis da teoria da gestalt, você pode colocar dois assuntos juntos para criar uma sensação de calor. Isso é importante na fotografia de retratos, especialmente se os temas forem amigos ou familiares.

Para fazer com que pareça o mais natural possível, peça-lhes que dêem as mãos ou que um deles descanse a cabeça no outro.


Você também pode criar divertidas ilusões de ótica com uma pequena abertura. Mesmo que um dos seus motivos esteja longe, você pode colocá-los próximos a outro assunto. Isso fará com que pareça que você está interagindo.

Procure padrões em sua fotografia com as leis da gestalt para tornar suas fotos mais atraentes visualmente


A Lei da Similaridade tem a ver com os padrões da sua fotografia e as leis da gestalt . Procure semelhanças em forma, tamanho, movimento e cor. Seu objetivo é criar uma combinação harmoniosa de tons e formas.


Você não precisa se concentrar em todos os detalhes da sua foto para ter uma sessão bem-sucedida. Cores e formas semelhantes fazem com que a imagem se destaque, mesmo que os assuntos estejam espalhados pela foto.


A Lei da Similaridade é uma ótima ferramenta para fotógrafos de rua e de retratos. Se você estiver trabalhando em um ambiente movimentado, ainda poderá tirar ótimas fotos procurando padrões.


Use o fechamento para criar ilusões de ótica na fotografia

O fechamento geralmente se concentra na criação de formas em lugares inexistentes. Se você notar uma lacuna em uma foto, sua mente poderá preenchê-la automaticamente. Essa reação é perfeita para fãs de ilusões de ótica em fotografia.


Você pode brincar com diferentes ângulos para criar fotos abstratas de objetos do cotidiano. Como você pode ver na imagem abaixo, o fotógrafo usou uma xícara, um pouco de café e um filtro para criar um efeito inusitado.


Tire fotos de linhas para criar uma sensação de continuidade

Você pode ver a continuidade como uma versão mais específica da Lei da Similaridade. Este princípio concentra-se exclusivamente em fotos de linhas , especialmente paralelas que seguem uma direção específica.


Você pode usar essas linhas para criar uma sensação de harmonia e continuidade. Se as linhas chegarem ao fim do quadro, a mente presumirá que elas continuam além.


Use silhuetas na fotografia para destacar seu assunto

A segregação visa separar um assunto de seu histórico, portanto seu objetivo é destacar seu modelo. Isto pode ser feito de várias maneiras.


Você pode usar silhuetas na fotografia , fundos simples e espaços vazios para destacar o assunto. Como nossos olhos tendem a focar em coisas que se destacam, essa é uma ótima maneira de enfatizar algo que é importante para você.


Conclusão

A fotografia nem sempre precisa se concentrar na arte e na narrativa. Você pode ir além abordando diversos temas, como psicologia e fotografia, fazendo um curso de fotografia e manuseio de câmera , para aprender mais sobre fotografia. A teoria da Gestalt é um dos muitos movimentos psicológicos que você pode usar para ver suas fotos de uma perspectiva diferente. Usando alguns princípios simples, você pode melhorar a maneira como usa sua câmera e cria composições.




Fonte: Mott.pe por Sara Leblanc


 
 
bottom of page